Criticar e pensar !

 
por William V. F. Lima

Antes de falar sobre criticar tem alguns tipos de "criticadores" (posso chamar assim? xD) que eu gostaria de compartilhar:

Mórbidos: É o tipo de pessoa que só sabe criticar, mesmo quando não há nenhum motivo pra criticar ela o faz por esporte :D
Respondões: Mal a pessoa começa a falar e ela já tem uma justificativa na ponta da língua
Hipócritas: Na frente dos outros fala “Não podemos criticar porque é pecado!”, por trás critica que é uma beleza...
Sinceros: Por mais que tente segurar acaba falando o que realmente pensa e criticas acabam saindo naturalmente ^^
Mansos: Faz uma critica aqui outra ali, mas sempre de leve pra que a outra pessoa não tente revidar e lhe encha de críticas...

Bom, existem outros tipos que você também deve conhecer, mas o fato é que muitas vezes nós pegamos um pouco de cada tipo e juntamos em um só; Queremos criticar, mas não queremos ouvir críticas...  Mas pensando nisso, se não queremos receber críticas então não devemos criticar não é mesmo? Mas como vamos crescer se sempre tudo está bom e ninguém nunca fala nada, pensem com seríamos sem nosso senso crítico. Exemplo:

Imagine-se numa situação onde o seu filho(a) lhe pergunta “- Papai (ou Mamãe xD) o que você acha do fulano de tal que traiu sua esposa?”
Obviamente não estou falando de fofocas é só um exemplo onde realmente o fulano de tal pulou a cerca. O que você responderia a ele(a)?

Podemos pensar em várias coisas como “ele vai pro inferno”, ou mesmo “Que grande infeliz ela era uma boa pessoa”, mas primeiro devemos pensar que tipo de crítica vamos fazer; Se não gostamos daquela pessoa provavelmente seríamos tendenciosos e já rasgaríamos o verbo dizendo ”-Eu sabia, não falei pra too mundo que ele não prestava?”, mas pensemos; Isso ajudaria em alguma coisa? Então o seu filho aprenderia que toda vez que alguém faz algo de errado ele(a) deveria rasgar o verbo e falar o que lhe viesse a cabeça primeiro sem nem pensar? Isso seria ruim, pois no momento em que ele errasse também receberia da mesma forma e talvez não suportasse a situação...

Mas poderíamos também ser indiferentes: “Não vou falar nada porque não quero julgar”. Agora sim vemos um pensamento bastante conhecido, a maioria esmagadora de pessoas que pronunciam frases parecidas a essa tem embasamento no texto de Mateus onde Jesus fala “Não julgueis pois serás julgados”.  O maior problema é que muitos de nós usamos erroneamente este texto e nos tornamos extremamente tolerantes e é exatamente isso que Deus não quer... Tem um artigo muito bem escrito no “A Espada do Espírito” que recomento a todos que leiam: “O Que a Bíblia Realmente Ensina Sobre Julgar os Outros” .

Não vou analisar o texto e sim utilizar este exemplo para mostrar que a extrema tolerância nos torna indiferente. Como educar um filho(a) se nem mesmo você tem uma posição sobre determinados assuntos? Como poder aconselhar um amigo(a) sem ter uma posição definida? A indiferença só nos faria estagnar nossas vidas numa exaltação a nosso ego, afinal se ninguém te critica é porque tudo está bom não é mesmo? Rsrs.
Mas a posição que eu tenho e desejo compartilhar com todos que lerem este artigo é esta:
Se quisermos criticar devemos pensar bem antes de fazer isto, devemos pensar como falar daquela pessoa ou grupo de pessoas ou mesmo como falar a elas pessoalmente...

E nunca é tarde pra lembrar que devemos amar ao próximo como a si mesmo, temos que falar com amor e não por um simples desejo de alfinetar alguém. Se vamos criticar que o façamos com o total intuito de ajudar e não fazer o criticado tropeçar...

Antes de criticar devemos saber ouvir criticar e também usar elas para crescer, claro que muitas críticas só virão com o objetivo de te deixar pra baixo com a intenção de te fazer tropeçar, mas outras virão com o objetivo de te fazer crescer... Como discernir isso? Apenas pensando e fazendo uma reflexão de sua vida.
Muitas vezes pedimos a Deus que nos ajude a ver os erros que cometemos, mas não vemos, porém ao recebermos uma crítica exatamente do que erro que cometemos, já tratamos de revidar e fechar nossas mentes, esquecendo que pedimos à Deus várias vezes em nossas vidas! Se você pede a Deus algo sempre esteja pronto para provações, ninguém disse que negar a si mesmo e seguir a Cristo seria algo fácil, muito pelo contrário!

Se você sabe ouvir as críticas então saberá criticar, obviamente que muitas pessoas podem entender sua crítica como uma ofensa, mas sempre antes de ir para a “batalha” nós devemos consultar a Deus se ele aprova ou não nossa posição sobre o assunto. Se deixarmos Deus decidir mais do que nós não tropeçaríamos tanto!

 Finalizando criticar é algo difícil para quem tem o desejo de amar, mas não podemos deixar de fazê-lo se queremos crescer e ajudar os outros a crescer também, afinal, se você vê alguém indo em direção do penhasco convicto de que não irá cair, você não o alertaria do perigo?

Pense nisso ;) Comente e não deixe de criticar rsrs

1 comentários:

renatim_lordmaker disse...

Boa mano!

É bom que sejamos como Jesus, NÃO TOLERAR OS RELIGIOSOS que ficam dizendo NÃO TOQUEIS NO UNGIDO...

A esses eu critico mesmo!
XD